Fora de Série

Curiosidade a respeito dos fatores que levam ao sucesso sempre foi objeto de discussões e de estudos. A fórmula nunca existiu. No entanto, alguns indicativos são comuns a quase todas as abordagens.

O senso comum nos faz acreditar que Inteligência, trabalho e persistência são fatores determinantes. Mais recentemente o sucesso passou a vestir também a camisa da liderança e aos dois (sucesso e liderança), foram incorporados novos conceitos determinantes para se ter sucesso ou para ser um bom líder, dentre eles: foco, inteligência emocional e resiliência. Para os menos céticos digamos que, numa linha mais alternativa, entra nesta lista, também a sorte!

Finalmente, para conciliar as duas correntes temos a máxima: “o sucesso é o encontro da preparação com a oportunidade”.

O que Malcolm Gladwell nos traz neste livro, “Fora de série” – Outliers, é um pensar mais elaborado e diferenciado sobre o tema. Ele contesta alguns paradigmas nos mostrando como os bem-sucedidos não são os mais brilhantes, assim como o êxito não se resume à soma de decisões acertadas e de esforços individuais. Segundo o autor, os vitoriosos receberam oportunidades e tiveram força e presença de espírito para agarrá-las. Oportunidades muito mais ligadas a fatores fora de nossa alçada de decisão do que o contrário. Para dar sustentação à esta tese, ele cita alguns exemplos, de pessoas muito bem-sucedidas por conta de fatores nada convencionais tais como: da época (mês e ano) em que as pessoas nasceram, da sua etnia minoritária a partir das experiências hostis que elas quase sempre proporcionam, da possibilidade de treinar por 10 mil horas uma habilidade e tornar-se um virtuoso nela, dentre outras. 

Os exemplos são muitos e nos permitem uma viagem bem- sucedida pelo universo da realidade dos muito bem-sucedidos! 

Fora de Série – Outliers

Malcolm Gladwell – Ed. Sextante. 2008