Os Ante Lula e os Ante Bolsonaro
A democracia é sábia.
Bolsonaro vai ser o líder da direita radical: mais ou menos 15 a 20% do eleitorado. O PT raiz, aquele da esquerda radical, outros tantos.
O resto, os outros 60% vão ser o que sempre foram. De centro. Mais à esquerda mais à direita.
Achar que a Câmara vai dificultar a vida do Lula, por ser mais de direita, acho uma balela. Claro que o fato dela ser mais à direita vai dificultar qualquer ímpeto dele (Lula) à esquerda, aliás o que é excelente.
Achar que Zema, Tarcísio e Claudio Castro farão oposição a ele, é totalmente fora de propósito. Não se governa sem o apoio do governo federal e vice-versa, especialmente em se tratando de estados com esta envergadura. Achar que Tarcísio é e continuará sendo Bolsonaro, governando quase que outro país como o Estado de São Paulo é de uma inocência a toda prova.
O que as eleições de ontem acabaram foi com um radicalismo não compatível com a cultura brasileira. Brigas, brigas e brigas lideradas por um ex-deputado do baixo clero que, com crises persecutórias constantes, acordava mais cedo para procurar o seu inimigo do dia.
Com a vitória do Lula, teremos um país de esquerda?! Jamais! Nossa sociedade majoritariamente repudia tanto o viés da ultraesquerda quanto o da ultradireita.
Caminhamos para se ter um país com uma economia liberal, ainda que com a participação do estado naquilo que ele é fundamental: saúde, educação, transportes e meio ambiente. Teremos um país menos armado. Com menos brigas entre os poderes e entre nós, cidadãos comuns. Ou seja, acredito que o sistema de pesos e contrapesos, entre as instituições, típico de uma democracia, volte a funcionar.
O fato de reelegermos um ex-presidiário importa pouco, especialmente, considerando a opção que tínhamos. Lula, que de burro não tem nada, sabe que vai precisar fazer um governo com múltiplos apoios o que acredito, não vir a ter grandes dificuldades para tal.
Aos 77 anos e com a saúde não das melhores já declarou que não buscará um segundo mandato.
Para os otimistas, uma boa suposição é que ele queira definitivamente entrar para a história como alguém que, tendo a oportunidade de ser reeleito, fará tudo para reconduzir o país a estabilidade político-social e econômica. Um país que retorne a cena mundial.
Para os pessimistas, não bolsonaristas, mas ante Lula, aceitem a democracia e torçam a favor.
Pode ser o melhor a ser feito.