Uma Conversa com Fábio Barbosa

Ontem, como parte da reunião mensal do nosso grupo Vistage CRM, conversou conosco, Fábio Colletti Barbosa sobre as temáticas: ambiental, social e da governança, grupadas na sigla ESG.

Ex-presidente dos bancos Real e Santander e membro dos conselhos da Ambev, da Natura, Suzano e Itaú-Unibanco, Fabio tem implementado e defendido a boa prática ESG, que se alastra, de forma irreversível em boa parte, por conta das novas gerações.
Na outra ponta, os investidores. Empresas precisam estar em linha com o novo tempo. O que você entrega está alinhado com o consumidor jovem? Com seus valores? Cada dia sai do mercado alguém mais velho e entra um jovem. “Minha geração não vai deixar um Brasil melhor para os nossos filhos, mas estamos deixando filhos melhores para ele”

Há poucos anos isto não estava no radar dos investidores. Hoje, TODAS empresas analisadas pelos Fundos de Investimentos passam por este crivo. “Se não tiver um modelo de negócio sustentável, não quero investir nesta empresa”. Para vender para as grandes, as pequenas também precisarão se adequar. Propagação em cascata.

Concluiu revelando seu otimismo com o Brasil. “Precisamos acelerar diversas reformas. A mais importante, não depende do Congresso: a reforma de valores!