Plano Biden

Em nossas reuniões VISTAGE CRM tratamos de questões que podemos administrar com ações que estejam ao nosso alcance. Pouco ou nada podemos fazer, por exemplo, para controlar a inflação ou a pandemia. Mas podemos discutir cenários e formas de agir diante deles.

Assim, destaco a importância do plano de infraestrutura de cerca de US$2trilhões (equivalente ao PIB brasileiro) do presidente Biden, nos EUA. Ele será decisivo para aquele país, com reflexos para todo mundo. Mais que isto, para a crença neoliberal de que os mercados, servem melhor de locomotiva para o desenvolvimento econômico e social e para dar conta de problemas ambientais.

Apesar de Biden ter apresentado, desnecessariamente, o programa como uma necessidade para restabelecer a posição competitiva diante da China, trata-se quase de uma revolução. Dando certo ou errado, veremos os efeitos desta política em nossos negócios, sem dúvida.

Em conclusão, precisamos estar atentos aos seus resultados. Dando certo ou não, os efeitos desta política levarão meia hora para chegar nas nossas empresas.

Para ilustrar, recomendo artigo link a seguir: https://valor.globo.com/opiniao/coluna/biden-precisa-definir-o-futuro-nao-o-passado.ghtml